Blog

Conheça os tratamentos para fraturas de nariz

Conheça os tratamentos para fraturas de nariz

26/09/2016

As fraturas de nariz são as mais frequentes do esqueleto facial, devido à localização central e à fragilidade dos ossos dessa região.

Elas podem atingir os ossos que compõem o nariz e também o septo nasal (estrutura que divide as duas cavidades nasais).

As principais causas de fraturas nasais são agressões físicas, traumas em esportes de contato, acidentes de trânsito e quedas.

Os sintomas variam entre dor, coloração arroxeada e inchaço na face, sangramento nasal, desvio dos ossos nasais (nariz torto) e obstrução nasal, levando à dificuldade respiratória.

O atendimento médico permite o diagnóstico de fraturas e outros traumas associados. A indicação de redução cirúrgica das fraturas nasais dependerá de uma avaliação criteriosa por parte do especialista e dos sintomas apresentados pelo paciente. Na presença de sangramento, dificuldade para respirar ou nariz torto, consulte um médico habilitado para o tratamento correto.

Primeiros socorros para fraturas de nariz

Algumas medidas podem ser tomadas até o atendimento médico:

  • manter elevação da cabeça;
  • fazer uso de analgésicos para dor;
  • realizar compressas frias na face.

Tratamento cirúrgico especializado

Em casos de traumas na face, um médico especialista será capaz de realizar um exame físico detalhado que possibilita diagnosticar fraturas ou complicações associadas, como hematomas no septo. Exames radiológicos podem auxiliar no diagnóstico e principalmente na programação do tratamento cirúrgico a ser realizado, nos casos indicados.

A indicação de intervenção cirúrgica nas fraturas nasais ocorre, de forma geral, na presença de desvio importante dos ossos nasais, a chamada laterorrinia, e de obstrução nasal. A cirurgia, que deve ser realizada após regressão total do inchaço nasal para melhor avaliação do desvio, consiste em reposicionamento dos ossos e do septo nasais, preenchimento das narinas com tampões para sustentação e contenção de sangramento, e imobilização dos ossos nasais com gesso ou talas.

A forma mais segura para realização da redução de fratura nasal é sob anestesia geral, com proteção da via respiratória contra sangramentos.

A cicatrização de fratura nasal envolve a proteção contra novos traumas até a consolidação da fratura, o uso de analgésicos para alívio da dor e a lavagem do nariz com soro fisiológico.